Fundos de Investimentos

Fundos de Investimento são caracterizados pela união de várias pessoas, sob a forma de uma entidade jurídica, com a finalidade de realizarem um investimento em conjunto. Estes investidores visam um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.

O que é?

A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas do mercado voltados única e exclusivamente para este fim, sendo que o administrador trata dos aspectos jurídicos e legais do fundo e o gestor da estratégia de composição e movimentação da carteira de ativos deste fundo.

Dependendo do caráter do clube, as carteiras podem ser mais ou menos diversificadas, podendo conter ativos de diversas naturezas tais como ações, títulos de renda fixa, títulos cambiais, derivativos ou commodities, dentre outros. Todo o dinheiro aplicado nos fundos é convertido em cotas, que são distribuídas entre os aplicadores – agora cotistas – que passam a ser proprietários de partes desta carteira, partes estas proporcionais ao capital investido por cada um.

Dúvidas frequentes

INFORMAÇÕES LEGAIS
A PLÁTANO Investimentos é um Agente Autônomo de Investimentos credenciado da XP Investimentos, maior corretora independente e o único Shopping Center financeiro do Brasil. Com quase 10 anos de experiência de mercado, oferecemos a nossos clientes os produtos que melhor lhe atendem às expectativas, da renda fixa à variável, de acordo com o perfil de investimento de cada um.

AÇÕES
O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Não há garantia de rentabilidade em qualquer operação, inclusive nas carteiras recomendadas.

RENDA FIXA
CRI e Debêntures não contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a devolução do princinvestido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil. Os riscos da operação com títulos de renda fixacapacidade de o emissor (governo, em se tratando de títulos públicos, empresa ou instituições financeiras, em se tratando de títulos privados.

FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos, taxas de saída e performance. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC.