Renda Fixa

No mercado de renda fixa, negociam-se títulos que pagam, em períodos definidos, certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate, ou seja, no final da aplicação.

O que é?

O modo mais fácil de entender o que é um título de renda fixa é imaginar cada título como um empréstimo. Cada vez que você compra um título de renda fixa você está basicamente emprestando dinheiro a quem emitiu o título, sejam agentes públicos – o governo – ou privados, como o seu banco, por exemplo.

A remuneração destes títulos se dá pelos juros pagos a você por emprestar seu dinheiro. Os títulos podem ser pré-fixados, aqueles cuja remuneração é determinada no momento da aplicação; ou pós-fixados, que são aqueles atrelados a um índice somado a uma taxa de juros e que só se conhece o real retorno da aplicação ao seu final.

São exemplos de ativos de renda fixa: CDB, título público, letra hipotecária, letra de câmbio, debêntures.

Dúvidas frequentes

INFORMAÇÕES LEGAIS
A PLÁTANO Investimentos é um Agente Autônomo de Investimentos credenciado da XP Investimentos, maior corretora independente e o único Shopping Center financeiro do Brasil. Com quase 10 anos de experiência de mercado, oferecemos a nossos clientes os produtos que melhor lhe atendem às expectativas, da renda fixa à variável, de acordo com o perfil de investimento de cada um.

AÇÕES
O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Não há garantia de rentabilidade em qualquer operação, inclusive nas carteiras recomendadas.

RENDA FIXA
CRI e Debêntures não contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a devolução do princinvestido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil. Os riscos da operação com títulos de renda fixacapacidade de o emissor (governo, em se tratando de títulos públicos, empresa ou instituições financeiras, em se tratando de títulos privados.

FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos, taxas de saída e performance. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC.